domingo, 3 de dezembro de 2017




Retalhos de gramática

José Fernandes Costa – jfc.costa15@gmail.com

Os artigos indefinidos "um / uma" quase sempre sobram nas frases. Em dois textos de jornal, anotei estes exemplos: - "Lamartine, como sempre acontece na poesia, recupera 'uma'  certa verdade." 2. "A caixinha florida, pintada à mão, é 'uma' doce presença." 3. "Basta lembrar que, em março deste ano, o governo fez 'uma' grande divulgação." 4. "O Judiciário dispôs recentemente 'uma' alternativa para facilitar." 5. "Está prevista a mediação de conflitos, 'uma' alternativa ao processo litigioso." 6. "O leilão de áreas de exploração de petróleo atingiu 'um' ágio recorde." 7. "Marinheiros se feriram em 'um' choque de embarcações." 8. "Deus é 'um' poder supremo." 9. "'Um' outro bate-boca ocorreu entre Marun e Sílvio Costa." - Tem muito MAIS. Mas posso parar por aqui. Como visto, podemos tirar esses "um / uma" que NÃO fazem qualquer falta à boa compreensão das frases! - Os textos enxutos são economia de papel e tempo; além de passar a noção de boa escrita, por parte de quem os fez!

O Enem já passou. Mas, redação sempre é bicho-papão. – O Natal está muito próximo. E logo em seguida, o ano-novo e o ano novo! Notem que natal é relativo a nascimento! E o Natal que se aproxima é a data em que se comemora o nascimento de Jesus! O dia do Natal: 25 de dezembro! Por isso, é grafado com inicial maiúscula. - O outro Natal maiúsculo é a capital do Rio Grande do Norte. Diferentemente de terra natal, torrão natal, cidade natal, que são lugares de nascimento de pessoas etc. Estes são vira-latas e são escritos com iniciais minúsculas! – E ano-novo (com hífen e minúsculo) é a virada do ano; meia-noite de 31 de dezembro, o réveillon. – “Bom Natal e boas festas de ano-novo, réveillon!”

Mas, 2018 é mais um ano novo (sem hífen e também minúsculo) que não nos promete nada. Deve ser mais um ano de vacas magras esse ano novo que vem a partir de primeiro de janeiro. – (Sinto, mas não confundam cinto com funda.) – Não usem atiradeiras, nem atirem pedras. Como costumo dizer: a Idade da Pedra não se acabou por falta de pedras. Não. Foi por causa dos avanços tecnológicos; para o bem ou para o mal, temos essa tecnologia, muitas vezes infernal.

Hermafrodito é filho e Hermes e Afrodite. O nome surgiu no Olimpo. É a mistura de Hermes com Afrodite. (Essa misturada de nomes é mania de muitos brasileiros.) – O menino Hermafrodito era muito bonito. As mulheres não resistiam aos encantos do gatão. A ninfa Salmaris ficou caidinha de amores por ele. Essa paixão comoveu os deuses do Olimpo. E Salmaris conseguiu que os dois se fundissem num só corpo. Foi daí que nasceu a palavra andrógino. De natureza masculina e feminina. Também conhecida como macho e fêmea! Alguns chamam de hermafrodita! Mas o Aurélio prefere Hermafrodito!

Os porquês da redação! E por que redação é temida? Por quê? Porque é necessário saber redigir. - Vejam: o porquê (pegado e com circunflexo) é palavra substantivada. E admite plural conforme está no comecinho! E o por quê (separado e com acento) é quando a interrogação ou exclamação termina com ele! O por que (separado e sem acento) vem no meio da frase e indica motivo, razão. E porque (pegado, sem acento) é conjunção integrante: "Você diz isso porque não pensa." "Quero saber o porquê dessa insistência sua!" "Diga-me por quê!" - Em manchete na imprensa: "Professor diz por que não há como ensinar bem" - O advérbio "eis" e a contração "daí" pedem o “por que” (separado)! - "Eis por que essas coisas acontecem." – "Daí por que fica o alerta!

Agora, vejamos um pouquinho da confusão feita pela última Reforma Ortográfica, que rolou a partir de 2009; e, por fim, entrou em vigou em 1º de janeiro de 2016:
Os hiatos voo, enjoo, coo, coroo, perdoo, moo, abençoo, povoo (presente do indicativo) perderam o acento! – Olho vivo quando estiverem nos concursos! – Também não se acentuam mais os ditongos abertos (ei / oi) em palavras paroxítonas! Exemplos: ideia, plateia, colmeia, Coreia; boia, jiboia, paranoia, heroico, paranoico etc. – Obs.: Os ditongos abertos, de palavras oxítonas e monossílabas, continuam acentuados! Ex.: dói, herói, constrói, anéis, papéis etc. - Obs2.: Os ditongos abertos "eu", também, continuam acentuados: véu, céu, ilhéu (habitante de ilha), chapéu! Assim como o respectivo plural destes: véus, ilhéus, chapéus etc. - "Houve um clarão nos céus de Las Vegas"! - ¡Y sanseacabó!




Nenhum comentário:

Postar um comentário